quinta-feira, 12 de maio de 2016

G) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Hoje observamos uma educação fragmentada onde os alunos, principalmente os anos iniciais, sentem dificuldades em relacionar os diferentes conhecimentos que lhe são apresentados com às expectativas da sua realidade, onde o desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das suas vidas diferem desses conteúdos. Sinto, nesse contexto, a necessidade de uma educação mais integral, voltada ao equilíbrio emocional e ao autoconhecimento, numa metodologia diferenciada na pratica escolar. Virginia Ostroski Salles, neste sentido fala em seu artigo Práticas Pedagógicas Vivenciadas na Educação para a Paz: Argumentos Necessários, que “..a necessidade de uma educação integral do ser, que consiga equilibrar o desenvolvimento tecnológico e material com a busca de uma vida mais feliz e dotada de bem-estar.”
Neste sentido, busco através da meditação laica, alcançar tais objetivos, pois penso que esse conhecimento milenar deveria ser tratado de forma séria e relevante para esses alunos que já são tão subestimados e ignorados pelas práticas fechadas e fragmentadas das escolas.

Nossos alunos não são apenas cérebros onde deveriam absorver o reconhecimento e reproduzi-los de forma sistemática e sem realmente alcançar seus objetivos, ignorando todos os outros aspectos emocionais, corporais e as mudanças que estão passando. A meditação laica poderia sim preencher essa lacuna em que a educação atual é submetida, suprindo essa necessidade dos alunos...

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