quinta-feira, 12 de maio de 2016

D) JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Hoje em dia podemos observar muitos estudantes passando por momentos de ansiedade, estresse, preocupações relacionadas à família, a escola, à pressão dos colegas. As novas tecnologias também colaboram com esse efeito aja vista sua velocidade e dinamismo, onde o silencio torna-se algo raro. O efeito disso tudo podemos sentir no dia a dia da escola, onde muitas vezes deparamos com alunos inquietos, desatentos, muitas vezes agressivos; onde ao início da aula o professor leva tempo para acalmar a turma, para então começar a aula; onde em muitos momentos o gesto de ouvir se torna exceção e agressões físicas e verbais se tornam corriqueiras. - Pricila C.Marques e Kelma S. Lopes, no artigo “A meditação como instrumento na construção da paz entre as juventudes”, pg 88, cita MARRIEL, et al.,2006:..
“Questões como como ambiente familiar instável, violências (físicas e psicológicas), bloqueios de aprendizagem e de socialização fazem com que o jovem possa ter dificuldades para se afirmar, o que pode vir a gerar problemas comportamentais (agressividade, sintomas de depressão e baixa autoestima.)
Sabemos do papel fundamental da escola para a formação das crianças para que se tornem pessoas conscientes de si e do mundo a sua volta, colaborando para uma cultura da paz. Podemos acompanhar muitas praticas pedagógicas voltadas para essas dimensões, onde podemos valorizar as relações humanas a convivência o autoconhecimento e os valores humanos.
Muitas escolas que já estão implantando a meditação em seu currículo, mudando a rotina dos alunos e da própria escola. Os benefícios são muitos: maior criatividade, concentração, melhora no relacionamento com colegas e professores reduzindo o nível de estresse dos alunos.
“Introduzir a meditação nos colégios é uma oportunidade única desse jovem poder testar a imensidão de seus recursos internos. Assim sendo, dentro da cultura e da educação, esse jovem teria um momento de pleno contato consigo mesmo" (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/meditacao_na_escola.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário