Hoje em dia
podemos observar muitos estudantes passando por momentos de ansiedade,
estresse, preocupações relacionadas à família, a escola, à pressão dos colegas.
As novas tecnologias também colaboram com esse efeito aja vista sua velocidade
e dinamismo, onde o silencio torna-se algo raro. O efeito disso tudo podemos
sentir no dia a dia da escola, onde muitas vezes deparamos com alunos
inquietos, desatentos, muitas vezes agressivos; onde ao início da aula o professor
leva tempo para acalmar a turma, para então começar a aula; onde em muitos
momentos o gesto de ouvir se torna exceção e agressões físicas e verbais se
tornam corriqueiras. - Pricila C.Marques e Kelma S. Lopes, no artigo “A
meditação como instrumento na construção da paz entre as juventudes”, pg 88,
cita MARRIEL, et al.,2006:..
“Questões como como
ambiente familiar instável, violências (físicas e psicológicas), bloqueios de
aprendizagem e de socialização fazem com que o jovem possa ter dificuldades para
se afirmar, o que pode vir a gerar problemas comportamentais (agressividade,
sintomas de depressão e baixa autoestima.)
Sabemos do
papel fundamental da escola para a formação das crianças para que se tornem
pessoas conscientes de si e do mundo a sua volta, colaborando para uma cultura
da paz. Podemos acompanhar muitas praticas pedagógicas voltadas para essas
dimensões, onde podemos valorizar as relações humanas a convivência o autoconhecimento
e os valores humanos.
Muitas escolas
que já estão implantando a meditação em seu currículo, mudando a rotina dos
alunos e da própria escola. Os benefícios são muitos: maior criatividade,
concentração, melhora no relacionamento com colegas e professores reduzindo o
nível de estresse dos alunos.
“Introduzir a meditação nos
colégios é uma oportunidade única desse jovem poder testar a imensidão de seus
recursos internos. Assim sendo, dentro da cultura e da educação, esse jovem
teria um momento de pleno contato consigo mesmo" (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/meditacao_na_escola.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário