quinta-feira, 12 de maio de 2016

Interação_Fórum_Apresentação

Sem sombra de dúvidas, há muito tempo estamos em rede. Nossos alunos possuem sim acesso às mídias e nós precisamos urgentemente nos aprofundar mais, no sentido de podermos informar melhor, fornecer subsídios aos nossos alunos quando os mesmos nos questionam a respeito de algo relacionado com as tecnologias. Penso que não só o professor PDE, mas todos os professores deveriam ser capacitados  e terem acesso as inovações tecnológicas todas as vezes que ocorrerem.  Quanto a manter a atenção e promover a aprendizagem, creio que a única maneira seria preparar aulas mais interessantes que façam com que o aluno participe  mais das aulas e tenha mais acesso por exemplo à internet. Sabemos que hoje nossos alunos não largam dos celulares para nada, então por que não deixá-los usarem mas em nosso benefício? Essa seria uma boa alternativa, porém  como fazer isso em uma escola que não oferece internet para os professores e muito menos para os alunos?
 MARILENE KLUCZKOWSKI LEITE DE CARVALHO


Olá Profª Marilene, escolas que não oferecem uma internet de qualidade para os professores  e alunos é sem duvida um dos principais problemas enfrentados por todos. Outra dificuldade, penso, seria a falta da cultura da pesquise. Nós brasileiros nos apropriamos da internet no ápice da introdução das redes sociais, ficando sua utilização para a pesquisa ofuscada. Neste contexto, cabe a nós Professores o resgate desse conceito para a utilização da internet também para esse fim. 
SILVIO CESAR PRESTES PRADO 

PAZ


Fórum de Apresentação_Curso_EAD_tecnologias


Texto: Sociedade em Rede

Olá, meu nome é Silvio Prado, sou Professor de Educação Física e Ed. Especial. Trabalho nos Colégios 31 de março e Gen. Ósorio em Ponta Grossa. Entrei no PDE por Ed. Física, o tema que estou estudando é sobre A meditação como pratica pedagogica nas aulas de Ed. Física. Acredito que as tecnologias devam sim ser trabalhadas como ferramentas para a aprendizagem, o tema ao qual estou estudando aborda isso em varios momentos. O uso não orientado das tecnologias na escola pode gerar ansiedade e desatenção nos alunos, causando baixo rendimento escolar. Por outro lado quando devidamente orientado pode-se tornar uma ferramenta muito interessante para a aprendizagem.

Hoje a internet nós possibilita a visualização de diversos recursos para diferentes fins. Servem para pesquisas, obtenção de informação, socialização, entretenimento, etc.. Não há como negar que nossos alunos então muito mais “antenados” do que nós, que vivenciamos o surgimento da internet, sobre as novas possibilidades de recursos desta, exigindo uma nova forma de aprendizagem. A muito deixamos de ser os donos da verdade, precisamos olhar esses recursos como ferramentas viáveis e necessárias para uma pratica pedagógica diferenciada e  adequada para que possamos transformar informação em conhecimento.  

I) CRONOGRAMA DAS AÇÕES

H) ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Penso em trabalhar com essa ferramenta com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, aproveitando esse momento de profunda transformação em que eles vivenciando, seja nos aspectos corporais, emocionais e até mesmo das estruturas ambientais e pedagógicas.

Pretendo viabilizar uma meditação voltada para o autoconhecimento onde, além da meditação em si, podemos vivenciar outros aspectos da meditação como, movimentos de ioga, valorização das relações, valores humanos, estudos das múltiplas inteligências, tentando desta forma unificar os conteúdos das diferentes disciplinas e mostrar um sentido único para todo o processo educacional...

G) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Hoje observamos uma educação fragmentada onde os alunos, principalmente os anos iniciais, sentem dificuldades em relacionar os diferentes conhecimentos que lhe são apresentados com às expectativas da sua realidade, onde o desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das suas vidas diferem desses conteúdos. Sinto, nesse contexto, a necessidade de uma educação mais integral, voltada ao equilíbrio emocional e ao autoconhecimento, numa metodologia diferenciada na pratica escolar. Virginia Ostroski Salles, neste sentido fala em seu artigo Práticas Pedagógicas Vivenciadas na Educação para a Paz: Argumentos Necessários, que “..a necessidade de uma educação integral do ser, que consiga equilibrar o desenvolvimento tecnológico e material com a busca de uma vida mais feliz e dotada de bem-estar.”
Neste sentido, busco através da meditação laica, alcançar tais objetivos, pois penso que esse conhecimento milenar deveria ser tratado de forma séria e relevante para esses alunos que já são tão subestimados e ignorados pelas práticas fechadas e fragmentadas das escolas.

Nossos alunos não são apenas cérebros onde deveriam absorver o reconhecimento e reproduzi-los de forma sistemática e sem realmente alcançar seus objetivos, ignorando todos os outros aspectos emocionais, corporais e as mudanças que estão passando. A meditação laica poderia sim preencher essa lacuna em que a educação atual é submetida, suprindo essa necessidade dos alunos...

F) OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

Objetivo geral:
Possibilitar que os alunos, a medida em que forem se apropriando dos benefícios da pratica da meditação para o autoconhecimento, laica educacional melhorem seu desempenho escolar.

Objetivos específicos:
  • Aumentar o aproveitamento escolar: Maior concentração nas aulas; Mais tranquilidade na hora das provas.
  • Desenvolver atitudes mais tolerantes;
  • Estimular o comportamento mais equilibrado dentro e fora da escola;
  • Melhorar o relacionamento com os colegas e professores;
  • Desenvolver uma cultura da paz;
  • Despertar no aluno a autoconsciência e a consciência das suas emoções.

E) PROBLEMA/PROBLEMATIZAÇÃO

A Meditação para o autoconhecimento, laica e educacional, quando desenvolvida no contexto escolar, é capaz de prevenir comportamentos de ansiedade e de violência tão comuns nas escolas, promovendo uma cultura da paz?

D) JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

Hoje em dia podemos observar muitos estudantes passando por momentos de ansiedade, estresse, preocupações relacionadas à família, a escola, à pressão dos colegas. As novas tecnologias também colaboram com esse efeito aja vista sua velocidade e dinamismo, onde o silencio torna-se algo raro. O efeito disso tudo podemos sentir no dia a dia da escola, onde muitas vezes deparamos com alunos inquietos, desatentos, muitas vezes agressivos; onde ao início da aula o professor leva tempo para acalmar a turma, para então começar a aula; onde em muitos momentos o gesto de ouvir se torna exceção e agressões físicas e verbais se tornam corriqueiras. - Pricila C.Marques e Kelma S. Lopes, no artigo “A meditação como instrumento na construção da paz entre as juventudes”, pg 88, cita MARRIEL, et al.,2006:..
“Questões como como ambiente familiar instável, violências (físicas e psicológicas), bloqueios de aprendizagem e de socialização fazem com que o jovem possa ter dificuldades para se afirmar, o que pode vir a gerar problemas comportamentais (agressividade, sintomas de depressão e baixa autoestima.)
Sabemos do papel fundamental da escola para a formação das crianças para que se tornem pessoas conscientes de si e do mundo a sua volta, colaborando para uma cultura da paz. Podemos acompanhar muitas praticas pedagógicas voltadas para essas dimensões, onde podemos valorizar as relações humanas a convivência o autoconhecimento e os valores humanos.
Muitas escolas que já estão implantando a meditação em seu currículo, mudando a rotina dos alunos e da própria escola. Os benefícios são muitos: maior criatividade, concentração, melhora no relacionamento com colegas e professores reduzindo o nível de estresse dos alunos.
“Introduzir a meditação nos colégios é uma oportunidade única desse jovem poder testar a imensidão de seus recursos internos. Assim sendo, dentro da cultura e da educação, esse jovem teria um momento de pleno contato consigo mesmo" (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/meditacao_na_escola.htm)

C) TÍTULO

PROVISÓRIO


A UTILIZAÇÃO DA MEDITAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISE TEÓRICA E PRATICA 

B) TEMA DE ESTUDO DO PROFESSOR PDE:

·         Meditação como Prática Pedagógica nas Aulas de Educação Física


*google imagens





A) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



Professor PDE: Silvio César Prestes Prado

Área PDE: Educação Física

NRE: Ponta Grossa

Professor Orientador IES: Nei Alberto Salles Filho

IES vinculada: UEPG

Escola de Implementação: Colégio Estadual 31 de Março

Público objeto da intervenção: Alunos do Ens. Fundamental (5ºano)