sábado, 14 de maio de 2016
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Interação_Fórum_Apresentação
Sem sombra de dúvidas, há muito tempo estamos em rede. Nossos alunos possuem sim acesso às mídias e nós precisamos urgentemente nos aprofundar mais, no sentido de podermos informar melhor, fornecer subsídios aos nossos alunos quando os mesmos nos questionam a respeito de algo relacionado com as tecnologias. Penso que não só o professor PDE, mas todos os professores deveriam ser capacitados e terem acesso as inovações tecnológicas todas as vezes que ocorrerem. Quanto a manter a atenção e promover a aprendizagem, creio que a única maneira seria preparar aulas mais interessantes que façam com que o aluno participe mais das aulas e tenha mais acesso por exemplo à internet. Sabemos que hoje nossos alunos não largam dos celulares para nada, então por que não deixá-los usarem mas em nosso benefício? Essa seria uma boa alternativa, porém como fazer isso em uma escola que não oferece internet para os professores e muito menos para os alunos?
MARILENE KLUCZKOWSKI LEITE DE CARVALHO
Olá Profª Marilene, escolas que não oferecem uma internet de qualidade para os professores e alunos é sem duvida um dos principais problemas enfrentados por todos. Outra dificuldade, penso, seria a falta da cultura da pesquise. Nós brasileiros nos apropriamos da internet no ápice da introdução das redes sociais, ficando sua utilização para a pesquisa ofuscada. Neste contexto, cabe a nós Professores o resgate desse conceito para a utilização da internet também para esse fim.
SILVIO CESAR PRESTES PRADO
MARILENE KLUCZKOWSKI LEITE DE CARVALHO
Olá Profª Marilene, escolas que não oferecem uma internet de qualidade para os professores e alunos é sem duvida um dos principais problemas enfrentados por todos. Outra dificuldade, penso, seria a falta da cultura da pesquise. Nós brasileiros nos apropriamos da internet no ápice da introdução das redes sociais, ficando sua utilização para a pesquisa ofuscada. Neste contexto, cabe a nós Professores o resgate desse conceito para a utilização da internet também para esse fim.
SILVIO CESAR PRESTES PRADO
Fórum de Apresentação_Curso_EAD_tecnologias
Texto: Sociedade em Rede
Olá, meu nome é Silvio Prado, sou Professor de Educação Física e Ed. Especial. Trabalho nos Colégios 31 de março e Gen. Ósorio em Ponta Grossa. Entrei no PDE por Ed. Física, o tema que estou estudando é sobre A meditação como pratica pedagogica nas aulas de Ed. Física. Acredito que as tecnologias devam sim ser trabalhadas como ferramentas para a aprendizagem, o tema ao qual estou estudando aborda isso em varios momentos. O uso não orientado das tecnologias na escola pode gerar ansiedade e desatenção nos alunos, causando baixo rendimento escolar. Por outro lado quando devidamente orientado pode-se tornar uma ferramenta muito interessante para a aprendizagem.
Hoje a internet nós possibilita a visualização de diversos recursos para diferentes fins. Servem para pesquisas, obtenção de informação, socialização, entretenimento, etc.. Não há como negar que nossos alunos então muito mais “antenados” do que nós, que vivenciamos o surgimento da internet, sobre as novas possibilidades de recursos desta, exigindo uma nova forma de aprendizagem. A muito deixamos de ser os donos da verdade, precisamos olhar esses recursos como ferramentas viáveis e necessárias para uma pratica pedagógica diferenciada e adequada para que possamos transformar informação em conhecimento.
H) ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
Penso em
trabalhar com essa ferramenta com uma turma de 5º ano do ensino fundamental,
aproveitando esse momento de profunda transformação em que eles vivenciando,
seja nos aspectos corporais, emocionais e até mesmo das estruturas ambientais e
pedagógicas.
Pretendo
viabilizar uma meditação voltada para o autoconhecimento onde, além da
meditação em si, podemos vivenciar outros aspectos da meditação como,
movimentos de ioga, valorização das relações, valores humanos, estudos das
múltiplas inteligências, tentando desta forma unificar os conteúdos das
diferentes disciplinas e mostrar um sentido único para todo o processo educacional...
G) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Hoje
observamos uma educação fragmentada onde os alunos, principalmente os anos
iniciais, sentem dificuldades em relacionar os diferentes conhecimentos que lhe
são apresentados com às expectativas da sua realidade, onde o desenvolvimento
tecnológico e a dinâmica das suas vidas diferem desses conteúdos. Sinto, nesse
contexto, a necessidade de uma educação mais integral, voltada ao equilíbrio
emocional e ao autoconhecimento, numa metodologia diferenciada na pratica
escolar. Virginia Ostroski Salles, neste
sentido fala em seu artigo Práticas Pedagógicas Vivenciadas na Educação para a
Paz: Argumentos Necessários, que “..a necessidade de uma educação integral do
ser, que consiga equilibrar o desenvolvimento tecnológico e material com a
busca de uma vida mais feliz e dotada de bem-estar.”
Neste
sentido, busco através da meditação laica, alcançar tais objetivos, pois penso
que esse conhecimento milenar deveria ser tratado de forma séria e relevante
para esses alunos que já são tão subestimados e ignorados pelas práticas
fechadas e fragmentadas das escolas.
Nossos
alunos não são apenas cérebros onde deveriam absorver o reconhecimento e
reproduzi-los de forma sistemática e sem realmente alcançar seus objetivos,
ignorando todos os outros aspectos emocionais, corporais e as mudanças que
estão passando. A meditação laica poderia sim preencher essa lacuna em que a
educação atual é submetida, suprindo essa necessidade dos alunos...
F) OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS
Objetivo geral:
Possibilitar
que os alunos, a medida em que forem se apropriando dos benefícios da pratica
da meditação para o autoconhecimento, laica educacional melhorem seu desempenho
escolar.
Objetivos específicos:
- Aumentar o aproveitamento escolar: Maior concentração nas aulas; Mais tranquilidade na hora das provas.
- Desenvolver
atitudes mais tolerantes;
- Estimular
o comportamento mais equilibrado dentro e fora da escola;
- Melhorar
o relacionamento com os colegas e professores;
- Desenvolver
uma cultura da paz;
- Despertar no aluno a
autoconsciência e a consciência das suas emoções.
E) PROBLEMA/PROBLEMATIZAÇÃO
A Meditação para o autoconhecimento, laica e educacional, quando desenvolvida no contexto escolar, é capaz de prevenir
comportamentos de ansiedade e de violência tão comuns nas escolas, promovendo
uma cultura da paz?
D) JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
Hoje em dia
podemos observar muitos estudantes passando por momentos de ansiedade,
estresse, preocupações relacionadas à família, a escola, à pressão dos colegas.
As novas tecnologias também colaboram com esse efeito aja vista sua velocidade
e dinamismo, onde o silencio torna-se algo raro. O efeito disso tudo podemos
sentir no dia a dia da escola, onde muitas vezes deparamos com alunos
inquietos, desatentos, muitas vezes agressivos; onde ao início da aula o professor
leva tempo para acalmar a turma, para então começar a aula; onde em muitos
momentos o gesto de ouvir se torna exceção e agressões físicas e verbais se
tornam corriqueiras. - Pricila C.Marques e Kelma S. Lopes, no artigo “A
meditação como instrumento na construção da paz entre as juventudes”, pg 88,
cita MARRIEL, et al.,2006:..
“Questões como como
ambiente familiar instável, violências (físicas e psicológicas), bloqueios de
aprendizagem e de socialização fazem com que o jovem possa ter dificuldades para
se afirmar, o que pode vir a gerar problemas comportamentais (agressividade,
sintomas de depressão e baixa autoestima.)
Sabemos do
papel fundamental da escola para a formação das crianças para que se tornem
pessoas conscientes de si e do mundo a sua volta, colaborando para uma cultura
da paz. Podemos acompanhar muitas praticas pedagógicas voltadas para essas
dimensões, onde podemos valorizar as relações humanas a convivência o autoconhecimento
e os valores humanos.
Muitas escolas
que já estão implantando a meditação em seu currículo, mudando a rotina dos
alunos e da própria escola. Os benefícios são muitos: maior criatividade,
concentração, melhora no relacionamento com colegas e professores reduzindo o
nível de estresse dos alunos.
“Introduzir a meditação nos
colégios é uma oportunidade única desse jovem poder testar a imensidão de seus
recursos internos. Assim sendo, dentro da cultura e da educação, esse jovem
teria um momento de pleno contato consigo mesmo" (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/meditacao_na_escola.htm)
C) TÍTULO
PROVISÓRIO
A UTILIZAÇÃO DA MEDITAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISE TEÓRICA E
PRATICA
A) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Professor PDE: Silvio César Prestes Prado
Área PDE:
Educação Física
NRE: Ponta
Grossa
Professor
Orientador IES: Nei Alberto Salles Filho
IES
vinculada: UEPG
Escola de Implementação:
Colégio Estadual 31 de Março
Público
objeto da intervenção: Alunos do Ens. Fundamental (5ºano)
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